» Notícias
20/08/2019
Tamanho da Fonte
 

Possível abertura da Indonésia à carne bovina anima frigoríficos


SÃO PAULO - A possibilidade de que a abertura do mercado da Indonésia à carne bovina brasileira ocorra ainda em 2019 anima executivos de alguns dos maiores frigoríficos do país.

Declarações atribuídas ao ministro do Comércio da Indonésia, Enggartiasto Lukita, foram recebidas como um sinal de que as negociações no país asiático estão avançando.

A autoridade indonésia teria dito que seu país abrirá o mercado com uma cota de cerca de 50 mil toneladas de carne bovina destinada aos brasileiros.

Três importadores teriam licença para comprar a carne do Brasil: a agência estatal Bulog (cota de 30 mil toneladas) e as empresas estatais PT Berdikari (10 mil toneladas) e PT Perusahaan (10 mil toneladas).

No governo brasileiro, porém, ainda há muitas dúvidas sobre a abertura do mercado da Indonésia. De acordo com uma fonte do Ministério da Agricultura, o país asiático ainda não divulgou o relatório da auditoria feita em frigoríficos brasileiros em abril do ano passado.

Não está claro se todos os frigoríficos visitados serão habilitados. A avaliação de três fontes do setor privado consultadas pelo Valor é que a Minerva poderia ter até cinco abatedouros habilitados pela Indonésia, ao passo que a JBS teria quatro e a Marfrig, uma. (Colaborou Cristiano Zaia, de Brasília).


Fonte: Valor Econômico