» Empresa \ Marfrig Club
Tamanho da Fonte
 

1.  Certificação Marfrig Club
O programa de certificação Marfrig Club reúne um grupo de produtores que encaram a atividade agropecuária como uma empresa rural, devido ao seu elevado grau de gestão da mesma, independentemente da raça que compõe seu rebanho.

Este grupo de produtores é constituído por profissionais capacitados, inseridos na cadeia produtiva da carne e que adotam metodologias avançadas no desenvolvimento de um sistema de gestão profissional, garantindo que todo o seu processo seja altamente confiável e promovendo a segurança da qualidade no produto final.

Com objetivo de regulamentar todos os pontos e responsabilidades dos participantes, foi criado Manual do Programa Marfrig Club, que estabelece regras claras entre o Pecuaristas, Fornecedores e a Certificadora OCP. Além disto, demonstra, através do Guia de Critérios de Cumprimentos, todos os Itens de Verificação MARFRIG CLUB, com informações que subsidiem o cumprimento adequado dos princípios que denominamos de RESPEITO aos ANIMAIS, RESPEITO ao AMBIENTE e RESPEITO à SOCIEDADE. Estas informações vão desde técnicas relativas ao bem-estar animal, à segurança alimentar, sanidade animal e também rastreabilidade dos animais.

O Marfrig Club deseja fomentar normas de produção adequadas, formar um seleto grupo de fornecedores que atendam as normas do Programa Marfrig Club e proporcionar o desenvolvimento contínuo dos participantes do programa.

As responsabilidades de cada um:

Marfrig
O Frigorifico Marfrig é responsável por gerenciar os fornecedores, isso inclui treinamento e capacitação de acordo com os parâmetros descritos no Manual e Checklist, comunicar o OCP da inclusão e/ ou exclusão de fornecedores, bem como comunicar aos fornecedores sobre as regras do Programa e a necessidade de atendimento as mesmas.

Pecuarista

Aceitar e atender as normas do Programa Marfrig Club. Realizar as adequações propostas pela equipe Marfrig. Auxiliar na condução da auditoria externa realizada pelo OCP, nomeando funcionários para acompanhar o auditor, fornecendo todas as informações solicitadas pelo auditor, acesso as áreas da propriedade a os registros associados à produção.

Organismo de Certificação de Produtos (OCP)
Responsável por gerenciar as auditorias, isso inclui treinamento e capacitação dos auditores de acordo com os parâmetros descritos no Manual. É de responsabilidade de o OCP auditar todas as unidades fornecedoras de animais, pré-classificadas na categoria “Platinum” ao Programa Marfrig Club.

Documentos do Programa

Este manual estabelece as regras aplicáveis ao OCP e ao fornecedor de animais, no âmbito do Programa Marfrig Club, para a concessão, manutenção e cancelamento do certificado do programa.

Os documentos normativos que formam o Programa Marfrig Club são os seguintes:
- Manual: são as normas e conceitos para o processo de certificação envolvendo o OCP, o Marfrig e o fornecedor;
- Pontos de Controle e Critérios de Cumprimento: são requisitos que deverão ser considerados pelo pecuarista auditado pelo OCP para que se possa verificar o cumprimento. Os pontos de controle estão divididos em módulos:


Respeito Animal
: Bem Estar Animal (Manejo, Sanidade, Alimentação, Biossegurança), Rastreabilidade, Origem e Idade. Respeito Social: Normas Trabalhistas, Moradia, Escola e Incentivos. Respeito Ambiental: Vegetação, Resíduos, Solo e Água.

- CheckList: é o documento base relacionado com os pontos de controle e utilizado durante a auditoria interna e externa.

 

  • Premissas

Os requisitos abaixo são premissas fundamentais para os fornecedores participarem do Programa Marfrig Club. O Fornecedor que não atender qualquer uma destas premissas NÃO terá o direito de participar do Programa:
            - Atender toda a Legislação Sanitária Vigente (ex. IN 48 SDA);
            - Não estar presente na Lista de Áreas Embargadas do IBAMA;
            - Não estar presente na Lista de Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho


  • Níveis de cumprimento para obtenção do Certificado

O Programa Marfrig Club, com a finalidade de provocar uma melhoria contínua no processo produtivo das fazendas fornecedoras, instituiu quatro classificações: PLATINUM, OURO, PRATA e BRONZE.
A classificação do Produtor ocorrerá de acordo com os resultados obtidos com a verificação/auditoria na propriedade, conforme demonstrado na tabela abaixo:



  • Premiação

Para receberem bonificação, mesmo com a propriedade sendo certificada dentro do Programa Marfrig Club, os animais deverão obrigatoriamente seguir os critérios mínimos de classificação especificados nas tabelas abaixo e a propriedade estar aprovada na Tracelist (ou outra equivalente em vigência);

  • Bovinos



* Observação: É necessário ter os registros dos animais por um período mínimo de 150 dias (aplicação de medicamentos e alimentação). Quando os animais forem originados de propriedades Marfrig Club será somado o período da fazenda de origem com a de destino.

Texto extraído do Manual do Programa Marfrig Club - MARFRIG_CLUB_Manual_rev 07_2013 02 07